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segunda-feira, 10 de maio de 2010

O princípio de Peter



Já não é a primeira vez que me refiro à ideia brilhante de substituir a marca “Vinho Ribatejo” por “Vinho Tejo”!
Na sequência da morte anunciada do Ribatejo enquanto comunidade administrativa seja de que natureza for, esta última decisão corresponde essencialmente ao colocar solene da lápide; suficientemente pesada para que o dito nunca mais se lembre de ressuscitar!
Decisão que se reveste, aliás, de contornos particularmente aberrantes!
Atente-se: abdicar de uma marca já conhecida (e o mais difícil é torna-la conhecida), supostamente positiva e bem identificadora da localização produtiva, em prol de uma marca nova, logo desconhecida, susceptível até de ser coincidente com marcas espanholas (actuais ou futuras) provavelmente mais poderosas comercialmente, corresponde, à primeira vista, a uma macarrónica opção que só mentes distorcidas poderiam arquitectar.
É um daqueles momentos em que lembramos o “Princípio de Peter” e a relação directa que o mesmo estabelece entre o êxito social e político e as limitações intelectuais. Mais precisamente, aquele que diz que “qualquer pessoa ascende socialmente até atingir o seu respectivo nível de incompetência!”
Aliás, leva-nos inclusivamente a pensar qual terá sido a delirante razão que levou, afinal, à tão, á primeira vista, estapafúrdia decisão.
E, desde logo me ocorrem três, qual delas, no entanto, a mais absurda.
A primeira é que a palavra “Ribatejo” lhes seja tão abominável (fruto, com certeza, da estigmatização politica praticada nas últimas décadas) que qualquer utilização do mesma seja vista como uma insuportável heresia e os seus utilizadores, sei lá, como insuportáveis traidores ou retrógrados!
A segunda é que se trate (no contexto, aliás, das brilhantes considerações “petersianas” atrás traçadas) de simples e pura incompetência!
A não ser, como dizia há dias um amigo meu, que seja consequência directa de ter sido uma decisão tomada na parte da tarde!
Afinal, sabe-se bem como é que aquele pessoal ligado ao vinho fica depois de almoço!

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