*********************************************************************************************************************************************************************

Espaço de comunicação que se espera interactivo, este é um instrumento que permite estar próximo de amigos,presentes e futuros, cujas contingências da vida tornam distantes mas nem por isso menos merecedores de estimas e afectos.


**********************************************************************************************************************************************************************


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Insensibilidade e mau gosto



“Não estamos em tempos de velhas tradições!” Deste modo, peremtório, Passos Coelho  sentencia a hipótese de conceder ponto no dia de Carnaval.
Segundo o mesmo, o tempo é agora de trabalhar mais e ganhar menos, sem queixumes e cara alegre!
Claro que Passos é um jovem Yuppie! Para ele a vida é um conjunto de números e cifrões! De índices de crescimento e estagnação. De confianças de mercados e agências de rating!
Não percebe que um povo (que é, afinal, a razão de ser da sua condição de governante) é bem mais que números e cifrões!
São pessoas! Muitas delas vivendo, hoje, nos limites da pobreza, sem a dignidade que a natureza humana deveria exigir. Entregues que deixaram, durante as últimas décadas, os destinos do país entregues à classe política de que Passos faz parte.
Tradicionalmente incompetente, irresponsável e corrupta!
Não! Uma nação são pessoas! Portadoras de uma cultura! Imbuídos de valores!
Em grande parte tradicionais!
Que se identificam pela sua pertença a um percurso histórico feito de altos e baixos, mas no qual se reconhecem e no qual assentam os seus referenciais.
Ainda, e sempre, tradicionais!
É a tradição o vínculo que vindo do passado nos configura como povo e nação.
Um povo sem tradição, não tem passado! E um povo sem passado, não tem futuro!
Aliás, em rigor absoluto só o passado existe! O futuro é apenas projeção, expectativa. O presente é instantâneo e, mal acontece, torna-se passado!
Afinal, se o meu amigo se apoiasse melhor no passado, se calhar não diria, no presente, tantos disparates, e estaria melhor preparado para enfrentar o futuro!
Já nos bastam os, cada vez mais tradicionais, disparates de Cavaco!


PS – Amigo Passos, sabe por acaso, porquê todas as sociedades humanas, atuais ou passadas, arcaicas ou civilizacionais, geraram tempos anuais dominados pela subversão? Tempos a que chamamos, hoje, Carnaval?
Porque todas as sociedades, mesmo as mais liberais, carecem de tempos que façam a rotura com o quotidiano: de forma a esvaziar, periódica e ritualmente, as tensões diariamente acumuladas!
Percebeu?
Para que não expludam inesperada e incontrolavelmente!
Porque, afinal, todas têm os seus limites! 

Sem comentários:

Enviar um comentário